O Instituto Ludwig Von Mises original – Ludwig von Mises Institute (LvMI) – foi fundado por Lee Rockwell, em 1982, com o consentimento da viúva de Ludwig von Mises, e está localizado no Alabama nos Estados Unidos. É um centro de estudos e investigação de economia, filosofia e economia política. O Instituto não tem nenhuma ligação formal a qualquer partido e é financiado exclusivamente por donativos privados. 

O lema oficial do instituto é “Tu ne cede malis sed contra audentior ito”, que significa “Não cedas ao mal, mas combate-o cada vez mais vigorosamente“.  Esta foi a frase que Ludwig Von Mises escolheu como seu lema de vida quando era jovem e é retirada da obra Eneida, de Virgílio.

O Ludwig von Mises Institute disponibiliza vários conteúdos e publicações gratuitas assim como organiza cursos online sobre vários temas relacionados com a Escola Austríaca.

Para além de Portugal, existem vários outros Institutos Mises um pouco por todo o Mundo, em países como Brasil, Espanha, Polónia, Reino Unido, Finlândia ou Colômbia.